NETtalks abrem o ano 2018 no Porto!

Decorreu, ontem,  dia 11 de janeiro, na Escola Secundária Rodrigues de Freitas (Auditório do Conservatório de Música do Porto) a segunda, de um ciclo de 4 conferências, sobre segurança e privacidade na Internet, uma iniciativa da DECO com o apoio da Google Portugal.

Ontem, no auditório do Conservatório de Musica do Porto, André Regueiro, coordenador da DECO Norte, abriu a segunda NETtalks – NET Viva e Segura, aproveitando para apresentar o Concurso Net Viva e Segura, incentivando os jovens a participar ativamente no desenvolvimento da Internet enquanto criadores e, ao mesmo tempo, habilitando-se a ganhar interessantes prémios.

NET Viva e Segura com Guilherme Geirinhas

Guilherme Geirinhas, jovem comediante português, protagonizou o momento “Conta-me como foi” partilhando num tom humorista a sua história de vida profissional e pessoal no que diz respeito à aventura de construir uma carreira nos media digitais. Na sua intervenção, pautada pelo humor, Guilherme Geirinhas transmitiu importantes mensagens aos jovens sobre uma utilização mais segura da internet e cativou o interesse da plateia que reagiu com palmas, gargalhadas e boa disposição.

Tu sabes lá! com convidados especiais(listas)

Seguiu-se o momento “Tu sabes lá” com a presença de convidados especialistas em diferentes áreas da literacia digital, moderados por Tiago Belim, diretor editorial da Revista Mais Educativa.

Mariana Almeida, jurista da DECO referiu as vantagens das compras online e os cuidados que os consumidores devem ter para garantir uma maior segurança nas transações que efetuam. Alertou para os especiais caraterísticas das compras nas redes sociais ou plataformas de venda entre colegas/particulares.

Pedro Marques, da Fundação para a Ciência e Tecnologia apresentou o Projeto Internet Segura aos jovens, alertou para os cuidados a ter ao nível da segurança dos dispositivos, nomeadamente dos smartphones e no acesso a redes públicas de internet e abordou ainda o fenómeno do cyberbulling.

Owhana contou como foi o seu percurso até se aventurar como youtuber/vlogger, partilhou a sua experiência sobre o lado positivo e os desafios deste tipo de carreira digital, demonstrou as suas preocupações relativamente à sua privacidade na partilha de conteúdos online, tendo ainda apelado à reflexão dos jovens sobre os haters na internet.

Houve ainda oportunidade para alguns alunos subirem ao palco e colocarem as suas próprias questões aos convidados.

As questões dos jovens

Foram respondidas perguntas como:

  1. Se um amigo nosso for vítima de cyberbulling, o que devemos fazer para ajudar?
  2. Qual a diferença entre os direitos de quem compra pela Internet e os direitos de quem compra em lojas físicas?
  3. Como lidam os vloggers com a influência que têm sobre milhares de seguidores?
  4. Preocupam-se os vloggers com os valores que estão a transmitir?
  5. Será que existem muitas diferenças entre a imagem que os youtubers projetam e a sua real personalidade?

A sessão foi encerrada pela Diretora da Escola Secundária Rodrigues de Freitas, Maria José Ascensão, que sublinhou a relevante importância deste tipo de iniciativas junto da comunidade educativa para promoção de experiências online mais conscientes e seguras.

Os melhores momentos…

A DECOJovem agradece a todos o que tornaram esta NETtalks possível: escola, diretora, professora responsável, alunos e técnicos; e os parceiros Revista Educativa, Internet Segura (FCT), Owhana e Guilherme Geirinhas. 

Sabe mais sobre a iniciativa NET Viva e Segura.