O desperdício alimentar é um problema alarmante, segundo dados da FAO (2011), um terço dos alimentos produzidos para o consumo humano são desperdiçados o que pode representar 1,3 mil milhões de toneladas de alimentos por ano. Na prática este volume de alimentos poderia ajudar a suprir as necessidades nutricionais de 925 mil milhões de pessoas que passam fome em todo o mundo.
Este volume de desperdício representa 30% da superfície agrícola útil do mundo, então este tema não se resume apenas a alimentos que não consumimos nas nossas casas e vão para o lixo, estamos a falar de uma questão com um impacto ambiental, social e económico devastador.
Desperdício alimentar em números:
- Na Europa, desperdiça-se em média de 179kg por habitante
- Quando deitamos uma maçã para o lixo deitamos fora 70 litros de água virtual
- Em Portugal o desperdício por pessoa é o equivalente a 10 sacos de supermercado, bem cheios, de 10kg cada, por ano
O que podemos fazer?
É preciso alterar este cenário, a mudança de comportamentos é urgente e imprescindível! Então o que é que podemos fazer para reduzir o desperdício alimentar nas nossas casas e nas escolas?
- Antes de ir ao supermercado devemos verificar os produtos que temos em casa e fazer uma lista, assim evitamos comprar produtos que não fazem falta.
- Devemos evitar fazer compras com fome, pois vamos acabar por comprar mais alimentos do que realmente precisamos.
- Em casa, os produtos mais antigos devem ser os primeiros a ser consumidos
- sempre que possível podemos congelar produtos que temos a mais, para consumir mais tarde.
É também muito importante que os produtos sejam armazenados de forma adequada
Com a prática é possível melhorar todas estas estratégias, até que seja possível reduzir ao máximo o desperdício alimentar nos lares. Desta forma conseguimos poupar na carteira e no ambiente!
Temos de mudar e a DECOJovem pode ajudar!
O Green Chef, 5ª edição, está de volta à escola! Este desafio convida os jovens e as suas famílias a produzirem vídeos com as melhores receitas culinárias a partir de sobras alimentares de refeições e/ou com melhor aproveitamento dos alimentos. A ideia é aproveitar todos os alimentos e não deitar nada para o lixo. Protegemos o ambiente e ainda poupamos na nossa carteira.
Para além da iniciativa teremos mais informação para ajudar as famílias a pensarem mais sobre esta questão e estamos sempre disponíveis para uma conversa presencial ou digital com as Consumer.TALKS – Desperdício Alimentar.
Fica a saber o que mais podes fazer para reduzir o desperdício alimentar com a DECOJovem!