Professores mais ligados ao Mundo

A DECO, com o apoio do Fundo Ambiental, promove o projeto Mundo ON – Liga-te ao mundo, um projeto de educação ambiental do consumidor, dirigido a alunos e professores do 2.º e 3.º ciclo do ensino básico.

Projeto Mundo ON – Liga-te ao mundo!

A educação ambiental é uma ferramenta imprescindível para capacitar os cidadãos com conhecimentos e competências adequadas ao exercício de uma cidadania mais responsável e ativa na resolução dos problemas ambientais; e a educação do consumidor deve ser uma parte integrante da educação de crianças, jovens e adultos, sendo a mesma essencial para que as pessoas compreendam como os seus comportamentos e opções de consumo podem contribuir para um desenvolvimento mais sustentável.

A DECO promove o Projeto MundOn – Liga-te ao mundo, com o apoio do Fundo Ambiental, que incentiva crianças e jovens, enquanto consumidores a adotar comportamentos de consumo mais sustentáveis, a reduzir os consumos, a efetuar escolhas mais responsáveis e a fazer um uso mais eficiente dos recursos naturais.

O projeto é especialmente dirigido à comunidade educativa, mais concretamente aos alunos e professores do 2º e 3º ciclo do Ensino Básico.

 

Capacitação dos professores para práticas educativas de consumo sustentável

Nos dias 18 e 25 de novembro, a DECO em colaboração com a ASPEA – Associação Portuguesa da Educação Ambiental, implementou um conjunto de ações de formação certificadas, sobre educação ambiental e do consumidor, especialmente dirigidas para os professores do 2.º e 3.º ciclo, nas cidades de Évora, Coimbra, Viana do Castelo, Lisboa, Faro e Porto.

Através destas ações foi possível apresentar o projeto e  dotar os professores de ferramentas para o desenvolvimento de atividades de educação do consumidor nas suas escolas. A DECOJovem e a DECOForma convidaram os professores, deste nível de ensino e de vários pontos do país, para participar nas ações sobre consumo sustentável. Consulte o Programa da Formação.

Com estas ações de formação, a DECO pretendia que os professores presentes, ficassem aptos para:

  • Serem facilitadores na aprendizagem dos alunos, na temática do consumo sustentável, nomeadamente nas áreas da de energia, água, resíduos, mobilidade e compras;
  • Adotar práticas educativas inovadoras, adaptadas ao contexto atual do mundo digital;
  • Partilhar e explorar os materiais pedagógicos desenvolvidos;
  • Promover a troca de experiências entre os pares para potenciar a aplicação dos materiais em sala de aula.

 

  • Ação de Formação para Professores, Porto, 18-11-2017, na Escola Secundária Abel Salazar
  • Ação de Formação para Professores, Faro, 18-11-2017, Escola Secundária Pinheiro e Rosa
  • Ação de Formação para Professores, Évora, 18-11-2017, Escola Secundária André Gouveia 
  • Ação de Formação para Professores, Coimbra, 25-11-2017, na Escola Básica Rainha Santa Isabel 
  • Ação de Formação para Professores, Lisboa, 25-11-2017, na Fundação Cidade Lisboa 
  • Ação de Formação para Professores, Viana do Castelo, 25-11-2017, Escola Secundária Monserrate 

105 Professores ligados ao mundo ON

Os 105 professores que participaram nas 6 ações de formação de curta duração, realizadas de norte a sul do país, responderam a um questionário de satisfação sobre a formação.

Mais de 75% considerou que os objetivos da ação foram alcançados, que os conteúdos abordados corresponderam às expectativas e que a abordagem à temática do consumo sustentável teve rigor e qualidade científica e pedagógica. Cerca de 80% dos inquiridos considerou os conteúdos adequados ao público-alvo e que existe uma relação direta científica ou pedagógica com o exercício profissional.

Sobre os aspectos positivos da formação

Todos os professores deixaram o seu testemunho sobre a ação. Destacamos:

  • “Propostas variadas de trabalho, as dinâmicas criadas e a reflexão consciente, que podem ser aplicadas em sala de aula.”
  • “A pertinência da temática e a valorização da sustentabilidade, a duração da ação e o apoio da organização.”
  • “Partilha de conhecimentos com bom ambiente de trabalho. Boas práticas de consumo sustentável. Materiais pedagógicos interessantes.”
  • “Ter conhecido ferramentas que me permitem melhorar a minha prática de ensino e tornar as minhas aulas mais funcionais e apelativas na área do ambiente. Partilha e reflexão de opiniões entre pares. Foi muito interessante partilhar ideias entre pares de  grupos disciplinares diferentes.”
  • “A importância do tema para a formação integral dos alunos. O domínio da temática revelada pelo formador. A excelente organização por parte da DECO da formação.”
Sugestões para próximas edições

Quando questionados sobre aspectos a melhorar na formação, uma grande parte dos professores referiu que a ação deveria ter mais horas e outros aproveitaram a pergunta aberta para sugerir a realização de mais formações de curta duração sobre a mesma temática e/ou outras da educação do consumidor.

No que respeita a comentários e/ou sugestões, ficou a “dica” da grande maioria dos respondentes:

“Muitos Parabéns pela iniciativa, foi a primeira vez que participei numa ação de formação promovida pela DECO e fiquei com vontade de participar noutras e em divulgar as vossas atividades junto da minha escola.”