De olho nos AÇÚCARES (do rótulo!)

No Dia Mundial da Alimentação (16 outubro), a DECO relembra que uma alimentação saudável começa com uma compra de produtos alimentares saudáveis!

Os hidratos de carbono são a principal fonte de energia do organismo. Dividem-se em hidratos de carbono simples, como o açúcar, e hidratos de carbono complexos como o pão, os cereais integrais ou as massas.

Os hidratos de carbono complexos têm uma absorção e uma subida do açúcar no sangue mais lenta, dando uma sensação de saciedade mais prolongada, devem ser os nossos preferidos.

De olho nos açúcares!

O excesso de açúcar reduz a qualidade nutricional dos alimentos, ou seja fornecem apenas as chamadas calorias vazias. O seu consumo excessivo contribui para o aparecimento de obesidade, cáries dentárias e doenças crónicas, como a diabetes.

Mas o açúcar é essencial para o funcionamento do organismo pelo que se deve controlar o seu consumo.

Um adulto médio, que necessite de ingerir 2000 kcal por dia, deve ingerir no máximo 90 g de açúcares i.e. cerca de 13 pacotes de açúcar.

Esta é a “Dose de Referência” (DR), calculada com base nas necessidades de um adulto médio.

Ler os rótulos pela sua saúde!

Assim, na hora de escolher um produto alimentar pré-embalado, verifique a informação no rótulo e em especial a declaração nutricional para saber a quantidade de açúcar presente no alimento.

  • Se um alimento contiver mais de 22,5 g por 100 g, trata-se de um alimento com um teor alto em açúcares;.
  • Se os teores se situarem entre 5 e 22,5 gramas, o teor em açúcares é médio.
  • Se o for até 5 gramas o teor de açúcar é baixo.

Por exemplo, se escolher cereais de pequeno-almoço com 27 gramas de açúcares por 100 gramas, está a adquirir um produto como alto teor de açúcar.

Ao ingerir uma dose de 30 gramas (uma taça de cereais sem leite) estará a ingerir cerca de 8 gramas de açúcar ou seja 9% da dose de referência para este nutriente.

Por isso, tenha em atenção que já só pode ingerir 82 gramas de açúcar para chegar à dose diária de referência. Não se esqueça dos alimentos que ao longo do dia ainda vai ingerir outros alimentos que lhe fornecem este nutriente.

Ainda, pela sua saúde…

Limite o consumo de produtos açucarados (pastéis, bolos, mel, aperitivos doces, chocolate, bebidas açucaradas… E Prefira:  pão integral e cereais integrais ao pequeno-almoço; massa, arroz, batatas e leguminosas às refeições; e ingira sempre muita fruta e verduras em todas as refeições e ao longo do dia.

Enquanto consumidores devemos estar bem informados para fazer as escolhas alimentares mais adequadas. De olho no rótulo!

Saiba mais sobre a CAMPANHA DE OLHO NO RÓTULO e descarregue o seu cartão para o auxiliar nas compras.